Cirurgia minimamente invasiva que restaura a passagem das tubas uterinas após obstruções ou laqueadura, permitindo novas chances de gestação natural.
A recanalização tubária é uma cirurgia ginecológica minimamente invasiva que tem como objetivo restaurar a permeabilidade das tubas uterinas, permitindo que óvulo e espermatozoide voltem a se encontrar naturalmente. É indicada para mulheres que tiveram laqueadura tubária prévia ou obstruções adquiridas e desejam tentar uma gestação espontânea sem recorrer, inicialmente, a técnicas de reprodução assistida.
Inclui exames de imagem para confirmar o local e a extensão da obstrução e exames laboratoriais para avaliar o estado geral de saúde.
O procedimento é realizado sob anestesia geral.
Por via laparoscópica, as extremidades das trompas são identificadas, liberadas de aderências e reconectadas com suturas delicadas sob magnificação óptica.
É feita uma prova de passagem (injeção de corante) para confirmar o sucesso da recanalização.
As pequenas incisões são suturadas e a paciente é encaminhada para o pós-operatório.
A Dra. Fernanda é especialista em Endoscopia Ginecológica, mestre em Ciências pela USP e referência em cirurgia minimamente invasiva e reconstrutiva. Sua atuação combina técnica refinada, planejamento individualizado e acolhimento integral, priorizando segurança, preservação reprodutiva e resultados duradouros.
Deseja avaliar se a recanalização tubária é indicada no seu
caso?
Agende
uma consulta com a Dra. Fernanda Okita para uma análise
personalizada e planejamento do melhor tratamento para sua
fertilidade.